quarta-feira, 22 de abril de 2009

Exercício 7 - Pesquisa sobre os mundos virtuais enquanto potenciador de veiculação de movimentos ideológicos

Um mundo virtual é nada mais nada menos do que um computador baseado num ambiente simulado destinado aos seus utilizadores para habitar e interagir através de avatares. Os mundos virtuais não se limitam aos jogos, podem-se basear também em texto (conferência e chatrooms).

Para o exercício em
questão encontrei um artigo bastante interessante no qual doentes com problemas de coordenação e com paraplegia e tetraplegia utilizam, como que de uma medicação se tratasse, mundos virtuais de modo a treinarem essa mesma coordenação. São colocados electrodos na cabeça do paciente captando actividade neuronal que é instantaneamente transmitida para o mundo virtual. Neste artigo podemos aperceber-nos da importância dos mundos virtuais e de como estes não servem apenas como método de diversão. «"O paciente adorou," diz Doron Friedman, um dos membros da equipe. "Ele disse que é uma sensação maravilhosa pensar sobre mover o seu pé e ele se mover de verdade." O paciente cuja experiência é relatada por Friedman é tetraplégico.»

Um comentário: